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Como o comportamento do consumidor impacta sua empresa?

Comportamento do consumidor - 16 de julho de 2018

Um copo de água e a senha do wi-fi não se nega a ninguém. A frase que ficou famosa nas redes sociais faz todo sentido atualmente. Afinal, quem nunca chegou em um bar, restaurante ou qualquer outro estabelecimento e não acessou o wi-fi que atire a primeira pedra!

O aumento de pontos públicos de internet sem fio, a necessidade das pessoas que agora querem estar sempre conectadas com velocidade, além do fato das operadoras não conseguirem atender a demanda dos seus consumidores com qualidade são alguns dos fatores que estimulam o crescimento do wi-fi como opção de negócio.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela CISCO, 82% do tráfego de dados da internet será através de vídeos até 2021. A demanda por uma internet sem limites e veloz será cada vez mais valorizada.

 

Como toda empresa que deseja crescer no mercado, aproveitar esta tendência é fundamental. Para isso, o primeiro passo é entender o comportamento do consumidor. Quer descobrir como? Então, continue a leitura!

Quais os principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor?

É notório que o perfil do consumidor passou por mudanças nos últimos anos. Diversos foram os fatores que contribuíram para essa transformação e entendê-los é importante para o desenvolvimento da sua companhia.

O primeiro desses elementos é o papel social. Sua profissão, hobbies, família, círculos de amizade, são fatores que influenciam para a formação do perfil do cliente. Outro aspecto que compõe o comportamento do consumidor é relacionado a sua individualidade: idade, necessidades pessoais e até mesmo a sua cultura.

O terceiro pilar está relacionado ao estágio da vida que cada pessoa se encontra. As prioridades e os hábitos mudam de acordo com as experiências que vivemos em cada ciclo. As tendências do mercado também ajudam a moldar o consumidor. Vemos isso muito no segmento de moda, a cada seis meses as pessoas compram roupas que variam pouco entre as estações do ano.

A economia é mais um aspecto que causa impacto no comportamento do comprador. Se ela está estável, as chances de aumentar o consumo são maiores. Em contrapartida, as crises fazem as pessoas frearem o impulso de compra, mantendo apenas os itens básicos no orçamento.

Por fim, as opiniões de amigos e até mesmo de outros clientes sobre um produto ou serviço são relevantes para formar o comportamento das pessoas. Hoje, muitos pesquisam em diversos locais informações antes de tomar uma decisão.

Agora que você já sabe como o consumidor forma a sua opinião e faz uma escolha, precisa entender como encantá-lo.

É possível se preparar para atender o novo consumidor?

Sim! E não precisa de investimentos muito altos. Lembra do Youtube? Então, fazer vídeos do seu serviço ou produto é uma maneira de conquistar o novo consumidor. Mas, caso não queria apostar nessa ferramenta, pode tentar outras abordagens.

As redes sociais, como Facebook e Instagram, também são interessantes canais para promover sua marca e interagir com o seu público. Fazer promoções é um bom exemplo de chamar a atenção das pessoas para a sua empresa.

Outra ferramenta simples, eficiente e barata para manter o relacionamento com o cliente é o e-mail marketing. É possível, por meio deste canal, oferecer descontos, realizar um pós-venda mais eficiente e até fazer ações integrando o ambiente físico e digital.

Certo, mas até agora, não apresentamos nada de diferente para sua empresa conquistar o consumidor, certo? É porque deixamos a cartada final para o próximo tópico!

Como o wi-fi entra neste cenário?

Simples! Você oferece o que o seu cliente quer no momento que ele precisa. Em contrapartida você consegue algumas informações estratégicas para a divulgação para o seu negócio.

Mesmo com a melhoria da internet nos dispositivos móveis, como a disponibilidade do 4G, o wi-fi continua sendo a conexão preferida dos usuários em seus smartphones e tablets, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2016, elaborada pela Cetic.br. Um dos principais motivos é por ser mais barata do que plano de dados, por exemplo.

Algumas empresas, em especial do ramo de varejo, já perceberam o poder de conquista do wi-fi. Por exemplo, o Via Varejo, grupo que administra as lojas Casas Bahia, Extra e Ponto Frio, prevê a instalação de pontos de internet sem fio gratuitos para os seus clientes nas 950 lojas espalhadas em todo o Brasil.

A ideia, claro, vai além de oferecer mais comodidade. É focada em entender melhor a jornada do consumidor no ambiente físico, coletar informações relevantes do seu comportamento de compra e, a partir disso, implementar estratégias para aumentar o faturamento.

Para isso, ter um wi-fi de qualidade e seguro é imprescindível. Um parceiro de hotspot consegue ajudá-lo a configurar uma rede de qualidade e adequada para não só coletar informações, mas gerenciá-las de maneira eficiente. Assim, você poderá usar o wi-fi marketing a seu favor e até mesmo fazer as pessoas consumirem vídeos sobre o seu produto ou serviço já dentro do seu estabelecimento.

Com essa tecnologia uma coisa é certa: as possibilidades de se destacar no mercado são quase infinitas!

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