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O que é wi-fi marketing e como funciona?

Wifi-marketing - 16 de julho de 2018

Provavelmente você já foi em um restaurante ou ficou aguardando no saguão do aeroporto, não é mesmo? Nesse período, em algum momento, acessou a internet do celular usando o wi-fi disponível no local. Claro, antes precisou preencher algumas informações, como nome e e-mail, para poder navegar sem gastar o seu pacote de dados.

Então, você já sabe do que estamos falando neste artigo, mas não ligou o nome ao serviço. Esta nova estratégia é conhecida como wi-fi marketing. As empresas começaram a perceber que compartilhar a conexão com os seus clientes traz bons resultados para o negócio.

E você também pode implementá-la no seu empreendimento. Quer saber mais sobre essa prática, como funciona e seus benefícios? É só continuar a leitura!

O que significa wi-fi marketing?

A ideia é simples: oferecer internet wireless para os seus clientes e poder se comunicar diretamente com eles. Em troca de oferecer o serviço grátis, você recebe o cadastro dos consumidores para fazer ações de divulgação no futuro.

Mas por qual motivo a estratégia tem chamado atenção das organizações? Bom, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação, 89% das pessoas preferem usar o wi-fi no lugar de 3G e 4G. Além disso, 95% das pessoas acreditam que navegar via wi-fi é mais rápido do que pelas redes móveis.

O estudo ainda mostrou que em 87% do tempo, os usuários passaram utilizando a rede sem fio em seus dispositivos móveis. Ou seja, a tecnologia é acessível, simples e as pessoas fazem questão de adotá-la.

Para vender mais é preciso estar onde o seu cliente frequenta, certo? A grande sacada do wi-fi marketing é que o comprador já está no seu estabelecimento e, com isso, você consegue conquistá-lo com mais facilidade.

Como funciona esta metodologia?

Para implementar o wi-fi marketing nas estratégias do seu negócio é fácil. Primeiro, encontre um parceiro que ofereça o serviço de hotspot. Já têm vários fornecedores no mercado. Mas, atenção: contrate uma empresa que ofereça um roteador de qualidade, pois a internet lenta poderá afastar as pessoas do seu empreendimento.

Depois de escolhida a empresa, é instalado um roteador no modem de internet do seu estabelecimento. O roteador é configurado para criar duas redes separadas: uma para usar internamente e outra para disponibilizar para os visitantes do local. Após esta etapa, o wi-fi já está pronto para uso.

É bom ressaltar que a divisão da rede é importante, pois traz mais segurança para o ponto de venda e seus consumidores. Dessa forma, não é necessário compartilhar uma senha para as pessoas usarem a internet. Também é possível configurar o tipo de acesso dos visitantes, estabelecendo um período limite para navegar ou bloqueando downloads, por exemplo.

Já para o consumidor usar a rede no seu ponto de venda é preciso fazer um cadastro, que pode acontecer de duas formas: por meio de uma página personalizada da empresa ou pelas redes sociais do visitante. No último caso, pode-se escolher quais dados serão fornecidos pelo cliente, de acordo com a necessidade do seu negócio.

Agora que você já sabe o que é e como funciona o wi-fi marketing, está na hora de entender os seus benefícios, não é mesmo? Então, leia o próximo tópico!

Quais as vantagens do wi-fi marketing?

Mais que oferecer comodidade para o visitante, o wi-fi marketing permite você conhecer, comunicar e fidelizar o seu cliente. A estratégia também traz outros benefícios. Veja:

Informações atualizadas sobre o cliente

Optar por usar o wi-fi marketing no seu empreendimento é a oportunidade de sempre manter a sua base de clientes atualizada. Afinal, sempre que alguém entrar pela primeira vez na sua rede, você terá seus dados de cadastro. Isso permitirá que as mensagens enviadas cheguem ao destinatário certo.

Visibilidade para a sua marca

É possível criar um layout personalizado, com a identidade visual do seu negócio na página de cadastro. Essa facilidade possibilita ter mais um canal de comunicação, reforçando o contato com o consumidor.

Pesquisas de satisfação

Caso seja importante para sua empresa uma avaliação do produto ou serviço prestado, é interessante enviar rápidas campanhas para você ter o feedback imediato do cliente. Assim, é possível gerenciar qualquer risco antes que ele se propague. Uma boa dica é perguntar como foi a experiência geral no seu estabelecimento ou até mesmo de algum item específico.

Ofertas exclusivas para o seu cliente

Ao finalizar o cadastro, sua empresa pode oferecer promoções para os clientes, como um desconto na compra de determinado produto. É uma forma de incentivar o consumo e ainda encantar o seu visitante.

Se mesmo com essas vantagens você ainda está com dúvidas em investir no wi-fi marketing, o próximo tópico explica o motivo dela ser uma boa ideia para seu ponto de venda. Confira!

O wi-fi marketing é eficiente?

A resposta é direta: sim! E mais, o wi-fi marketing é um investimento de baixo custo (paga-se um plano mensal para ter o serviço) e diferente das ações que são mais comuns no ambiente digital.

A internet permitiu uma interação mais transparente entre as pessoas e as empresas, mas também trouxe aspectos negativos. Os clientes passaram a receber e-mails demais na sua caixa de entrada com promoções que não fazem muito sentido para seu estilo de vida.

Isso sem contar a quantidade de remarketing e pop-ups que saltam aos olhos dos usuários, dificultando a navegação online ou deixando mais lenta a sua conexão. O marketing da era digital tem dado sinais de que precisa amadurecer e ser menos invasivo.

Neste cenário, o wi-fi marketing se destaca porque consegue oferecer um valor útil para a experiência do consumidor. Se usado de forma inteligente e como complemento com outras ações de divulgação, pode fazer a sua empresa se destacar no mercado.

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