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Saiba porque fidelizar os clientes é a estratégia-chave para o seu negócio

Fidelização - 16 de julho de 2018

Philip Kotler, referência em marketing, disse certa vez: “Já não basta simplesmente satisfazer clientes: é preciso encantá-los”. E ele tem razão. Um consumidor só retorna ao seu estabelecimento se a sua experiência for toda memorável, do atendimento ao pós-venda.

Claro, esse é um desafio enorme para qualquer negócio. O mercado está cada vez mais concorrido, as tecnologias estão mais acessíveis e, para se destacar neste cenário, é preciso estar atento aos detalhes.

Além disso, fidelizar clientes custa menos do que conquistar novos. Mas, isso não significa que é mais simples. Neste post separamos algumas estratégias de fidelização para investir na sua companhia. Confira!

Por que é importante fidelizar o seu cliente?

São vários os motivos para investir na conquista das pessoas que frequentam o seu ponto de venda. Dentre os principais, podemos destacar dois. O primeiro é que clientes satisfeitos são a melhor propaganda para a sua marca. Afinal, as pessoas sempre pedem dicas para os seus amigos e a opinião deles tem um peso grande nas suas escolhas.

O segundo fator é que a fidelização garante a sustentabilidade do seu negócio e faz ele crescer no mercado. Quanto mais clientes retornarem no seu estabelecimento, maiores as chances de gastarem mais no local.

Além disso, o custo em conquistar um novo consumidor é mais alto do que engajar quem já conhece o seu serviço ou produto. Por isso, é tão importante se preocupar com esse processo de encantar seu visitante.

Então, reter ou adquirir um novo cliente?

As duas coisas. Claro, ter novos compradores é essencial para ampliar a sua base de contatos e buscar novas fontes de receita. No entanto, a retenção é um processo muito mais ágil para melhorar os resultados.

Ainda não está convencido? De acordo com a pesquisa da Bain & Company, se o estabelecimento subir em apenas 5% na retenção dos clientes, seu lucro pode aumentar entre 25% e 95%. Já se os esforços de retenção forem de 10%, o valor da empresa cresce em 30%.

Os índices são impressionantes e quem não ficar atento perderá mercado de forma vertiginosa. E, aposto que você não busca isso para seu empreendimento, não é mesmo? É por isso que separamos no próximo tópico as estratégias interessantes para ajudar você nessa tarefa. Confira!

Quais as estratégias de fidelização você pode aplicar no seu negócio?

Existem diversas ações para encantar de vez o seu cliente. O mais importante é encontrar a que mais se adeque ao seu modelo de negócio. Também é bom lembrar que não existe receita pronta e sim boas práticas que devem ser sempre testadas.

Dito isso, vamos as principais dicas de fidelização:

1. Conheça o seu cliente

Imagine que você precisa comprar um presente para o seu melhor amigo. Certamente, conhece os seus gostos, hobbies, idade, preferências e estilo. Sendo assim, as chances de acertar na escolha são altas.

Com o cliente é a mesma coisa. Quanto mais informações você souber sobre como ele se comporta, seus objetivos e interesses, mais fácil ficará para conquistá-lo. Então, reúna todos os dados que puder a respeito: nome, idade, hábitos, e-mail e mantenha seu cadastro atualizado. Você precisará para gerar relacionamento.

É assim que você consegue servir o vinho preferido para ele quando ele for ao restaurante, por exemplo. Ou avisá-lo que aquele o tênis tão desejado já chegou na loja. Entregue o máximo de valor em qualquer interação com seu consumidor, seja quando ele entra pela primeira vez no seu empreendimento até quando ele já comprou pela centésima vez.

2. Amplie a forma de contactar o seu cliente

Esteja presente onde o seu comprador gosta de frequentar. Para isso, vale ter perfil nas principais redes sociais, site, atendimento telefônico, um número de WhatsApp comercial, chat online, entre outros canais.

O mais importante é oferecer diversos pontos de contato para o consumidor escolher a opção mais conveniente para encontrá-lo. Atente-se em manter sempre a mesma abordagem de atendimento. Para isso, um bom treinamento da equipe é fundamental.

3. Pratique o relacionamento após a venda

Depois que o consumidor sair da sua loja e você receber o pagamento, acabou a sua responsabilidade, certo? Errado! A interação deve continuar depois. Faça uma ligação ou mande um e-mail para pedir um feedback sobre o atendimento.

Demonstre interesse e não ignore essa prática. É uma forma de fazer a pessoa se sentir especial e até identificar oportunidades para apresentar um lançamento e novidades que se adequam ao gosto do cliente.

4. Disponibilize wi-fi grátis em seu estabelecimento

Parece algo simples, não é mesmo? Mas oferecer um ponto de wi-fi grátis na sua loja é uma ótima forma de coletar dados importantes sobre o consumidor. Além disso, você está ofertando um serviço de conveniência para ele em momentos de espera, por exemplo, enquanto aguarda um amigo ou o seu pedido.

Outra vantagem dessa ação é que ela permite você integrar com outras atividades. Por exemplo, fazer campanhas de marketing exclusivas para quem se conectar na sua rede. As ideias são muitas: do acúmulo de pontos para um programa de fidelidade até distribuição de desconto ou mesmo cortesias e brindes.

O objetivo principal é incentivar o cliente a voltar no seu empreendimento, oferecendo diversos benefícios de acordo com o seu consumo.

O processo para encantar o cliente é a longo prazo, mas traz resultados positivos para o seu negócio. Gostou das nossas estratégias de fidelização? Conte para gente nos comentários!